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Sulamerica - Tira Dúvidas
 
 
ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA
  • Posso utilizar meu Seguro Saúde fora da Abrangência Geográfica?
     
    Para alguns planos é garantido reembolso no Brasil e Exterior, para saber se seu plano possui esta cobertura consulte as Condições Gerais do seu seguro ou entre em contato com a Central Serviços SulAmérica, o número de telefone encontra-se no verso de seu Cartão de Identificação.
     
  • Como faço para consultar a Rede de Urgência e Emergência?
     
    A Rede de Urgência e Emergência contempla Prontos Socorros localizados em todo Brasil e para consultá-los entre em contato com a Central Serviços SulAmérica, o número de telefone encontra-se no verso de seu Cartão de Identificação.
     
  • Como sei qual é a Abrangência Geográfica do meu Seguro?
     
    A abrangência geográfica do plano pode ser localizada nas Condições Gerais de seu seguro ou se preferir entre em contado com a Central de Serviços SulAmérica, o número de telefone está impresso no verso de seu cartão de identificação.
     
  • O que é Abrangência Geográfica?
     
    É a região de abrangência do produto contratado, composta de estado ou grupo de estados brasileiros, que determina a área de cobertura do plano de seguro.
CANAIS DE ATENDIMENTO
  • Como obtenho a senha de acesso para o Saúde Online?
     
    Basta acessar o site www.sulamerica.com.br/saudeonline, no item Saúde Online escolher o perfil Segurado, clicar em ¿não tenho senha¿. O sistema pedirá que você preencha o seu código de segurado que consta no cartão de identificação e um e-mail para que seja encaminhada a senha de acesso. No site Saúde Online, você e seus dependentes contam com a facilidade do auto-atendimento, sem sair de casa.
     
  • O que é SulAmérica Expresso?
     
    SulAmérica Expresso são terminais de auto-atendimento colocados à disposição dos segurados com a finalidade de agilizar alguns procedimentos. Por meio deles você poderá solicitar reembolsos para todas as modalidades de seguro. Para saber se há um terminal próximo de você, entre em contato com a Central de Serviços SulAmérica.
     
  • O que é UDAS?
     
    Sempre que for necessário o atendimento pessoal, a SulAmérica coloca à sua disposição diversas unidades de atendimento distribuídas em endereços ao longo do Brasil, são as Unidades Descentralizadas de Atendimento ao segurado SulAmérica. Para saber o endereço da UDAS mais próxima entre em contato com a Central de Serviços SulAmérica.
     
  • O que é o Central de Serviços SulAmérica?
     
    É o canal direto que o segurado tem para sanar suas dúvidas ou solicitar alguns tipos de procedimentos por telefone, como consultar a validade do cartão SulAmérica Saúde, verificar a solicitação de reembolso, a rede referenciada, tirar suas dúvidas sobre o seguro contratado, as formas de utilização e alterar seus dados cadastrais, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
CARÊNCIAS
  • Caso eu esteja cumprindo os prazos de carência, não terei direito à Internação Hospitalar?
     
    Neste caso, quando caracterizada a necessidade de realização de procedimentos exclusivos da cobertura hospitalar, ainda que dentro do período de 12 horas e na mesma unidade de atendimento, a cobertura cessará, passando a responsabilidade financeira a ser do Segurado, não cabendo nenhum ônus a SulAmérica. Para estes casos, na falta de recursos técnicos para a continuidade do atendimento de Emergência ou Urgência, a SulAmérica garantirá a remoção do Segurado para unidade do Sistema Único de Saúde - SUS que disponha dos recursos necessários para garantir o tratamento. Caso o Segurado ou seu responsável legal opte, mediante assinatura do termo de responsabilidade, pela continuidade do atendimento em unidade diferente daquela do Sistema Único de Saúde - SUS, a SulAmérica estará desobrigada da responsabilidade médica e do ônus financeiro da remoção. Na impossibilidade da remoção em decorrência de risco de vida do Segurado, a responsabilidade financeira pela continuidade da assistência deverá ser negociada entre a instituição e o Segurado ou seu responsável legal, desobrigando assim a Seguradora de qualquer ônus.
     
  • Quais são os prazos de carência?
     
    As coberturas garantidas pelo SulAmérica Saúde somente terão efeito após o cumprimento dos prazos de carência, contados a partir da data de início de vigência do segurado, conforme segue: a) Grupo de carência 0: 0 (zero) hora da data de vigência do segurado para acidente pessoal e 24 (vinte e quatro) horas da data de vigência do segurado, para atendimentos de urgência e/ou emergência, incluindo os decorrentes de complicações gestacionais; b) Grupo de carência 1: 15 (quinze) dias para consultas médicas, cirurgias ambulatoriais (porte anestésico zero), serviços auxiliares de diagnose em regime externo, exceto os serviços descritos nos itens subsequentes; c) Grupo de carência 2: 180 (cento e oitenta) dias para internações hospitalares, ultrassonografias com Dopller, ultrassonografias coloridas, tomografias computadorizadas, teste de função pulmonar, bioimpedanciometria, ¿tilt tests¿ e seus derivados, ressonância magnética, medicina nuclear (mapeamentos, cintilografias e terapias), ecocardiografias, eletrocardiografia dinâmica, estudo hemodinâmico, angiografias e arteriografias, endoscopias e laparoscopias, fisioterapia, oxigenoterapia hiperbárica, quimioterapia do câncer, radioterapia, litotripsias e todos os demais procedimentos cobertos pelo seguro, exceto os descritos para os grupos de carência subsequentes; d) Grupo de carência 3: 300 (trezentos) dias para parto a termo; Este prazo servirá também como condição de análise para inclusão de filho natural e/ou adotivo recém-nascido do Segurado Titular, bem como assistência ao recém-nascido. e) Grupo de carência 4: 180 (cento e oitenta) dias para transplantes, implantes; próteses e órteses ligadas ao ato cirúrgico e as sem finalidade estética; f) Grupo de carência 5: 180 (cento e oitenta) dias para internações psiquiátricas, diálise peritoneal, hemodiálise e cirrose hepática, cirurgias de refração em oftalmologia, acupuntura, psicoterapia e obesidade mórbida. Ou 0 hora para acidente pessoal; 24 horas para atendimentos de urgência e/ou emergência, incluindo os decorrentes de complicações gestacionais; 15 dias para consultas médicas, cirurgias ambulatoriais (porte anestésico zero) e serviços simples de diagnose; 180 dias para internações hospitalares, ultrassonografia com dopller e colorida, tomografia computadorizada, ressonância magnética, medicina nuclear, fisioterapia, quimioterapia do câncer e demais procedimentos cobertos; 300 dias para parto a termo; 180 dias para transplantes, implantes, próteses e órteses ligadas ao ato cirúrgico e as sem finalidade estética; 180 dias para internações psiquiátricas, diálise peritoneal, hemodiálise e cirrose hepática, cirurgias de refração em oftalmologia, acupuntura, psicoterapia e obesidade mórbida. A tabela de carência de seu plano está nas condições gerais de seu contrato.
     
  • O que é Carência?
     
    É o período durante o qual mesmo ocorrendo pagamento do prêmio mensal pela Estipulante (empresa contratante do seguro) o segurado não tem direito a determinadas coberturas.
COBERTURAS
  • Sou obrigado a coparticipar com o seguro?
     
    Se houver opção pela cláusula coparticipação, sempre que você realizar um procedimento para o qual haja esta previsão, o valor será cobrado de sua empresa, ficando o débito do empregado condicionado a critérios internos.
     
  • Quais são os serviços disponíveis na Assistência 24 Horas?
     
    Os serviços disponibilizados pela Assistência 24 Horas são: Remoção médica do Segurado; Retorno de acompanhantes; Acompanhante no caso de hospitalização do Segurado, por período superior a 5 dias; Hospedagem do acompanhante, por até 5 diárias, obedecendo ao limite máximo de R$100,00 (cem reais) por diária; Prolongamento da estada do Segurado; Remoção em caso de falecimento do Segurado; Retorno antecipado do Segurado ao seu domicílio; Auxílio em caso de bagagem extraviada; Motorista substituto no Brasil; Reembolso de tarifa por passagem perdida. As circunstâncias detalhadas nas quais os serviços poderão ser solicitados estão previstas na Cláusula Adicional de Assistência 24 Horas, parte integrante das Condições Contratuais do seu seguro.
     
  • O que é coparticipação?
     
    A coparticipação é a parcela paga pelo segurado na realização de cada um dos procedimentos médicos e hospitalares. Alguns contratos empresariais possuem coparticipação, sendo definido o percentual pela empresa Estipulante no momento da contratação do seguro.
     
  • O que não está coberto pelo meu seguro?
     
    Estão expressamente excluídas da cobertura do seguro as despesas médico-hospitalares não relacionadas no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, instituído pela Agência Nacional de Saúde Suplementar ¿ ANS, vigente na data de realização do evento, assim como as definidas nas condições gerais da apólice, no item Exclusões de Coberturas.
     
  • Quantas consultas médicas posso fazer por mês?
     
    As consultas médicas são ilimitadas e deverão ser realizadas por profissionais legalmente habilitados no Conselho Regional de Medicina (CRM).
     
  • O que é Assistência 24 Horas?
     
    A Assistência 24 Horas é um benefício adicional do seu seguro saúde, conforme plano contratado, que disponibiliza serviços em todo o Brasil para auxiliá-lo nos imprevistos, em casos de doenças súbitas ou acidentes graves ocorridos fora do município de seu domicílio. Os serviços da Assistência 24 Horas deverão ser solicitados à Central de Serviços SulAmérica, não cabendo em nenhuma hipótese a utilização do sistema de reembolso. Para alguns planos também há serviços no exterior, consulte as condições gerais do seu seguro e conheça todos os serviços disponíveis.
     
  • Como faço para acionar o serviço de remoção?
     
    Será necessário entrar em contato com a Central de Serviços SulAmérica, com a seguinte documentação em mãos: cópia ou número do cartão SulAmérica Saúde, número do fax (com DDD) para retorno, número de telefone para contato, relatório do médico assistente informando a justificativa para a remoção, data da remoção, tipo de ambulância (comum ou UTI), necessidade de acompanhamento médico ou não, hospital de origem e hospital destino e tempo total previsto para a remoção.
     
  • Meu seguro cobre transplantes?
     
    Sim, além dos transplantes de rim, córnea e medula óssea (estabelecidos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde), cobre também os transplantes de coração, pâncreas, pâncreas-rim, pulmão e fígado, bem como as despesas assistenciais com doador vivo, medicamentos utilizados durante a internação, acompanhamento clínico pós-operatório, despesas com captação, transporte e preservação dos órgãos na forma de ressarcimento ao SUS. O Segurado candidato a transplante de órgão proveniente de doador morto deverá estar inscrito em uma das Centrais de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos ¿ CNCDOs, sujeito ao critério de fila única de espera e de seleção conforme legislação vigente.
     
  • eu plano cobre transferência de um hospital para outro em caso de internação?
     
    Sim, o seguro cobre a remoção do segurado de um estabelecimento hospitalar para outro, desde que comprovada a necessidade através de relatório médico. A remoção será terrestre, através de ambulância simples ou UTI.
     
  • O que é Urgência e Emergência?
     
    Urgência é o evento resultante de acidente pessoal ou complicações no processo gestacional que exija avaliação ou atendimento médico imediato e Emergência é o evento que implique em risco imediato de vida ou lesão irreparável para o Segurado.
     
  • Meu plano cobre atendimentos de Urgência e Emergência?
     
    Sim, desde o primeiro dia de vigência do plano os segurados terão cobertura para os atendimentos de urgência e emergência estabelecidos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.
     
  • Em quais situações poderei ser internado em um hospital?
     
    As Internações Hospitalares poderão ocorrer para realização de procedimentos clínicos, cirúrgicos e obstétricos, tratamento por dependência química, tratamento dos transtornos psiquiátricos em situações de crise como: ameaça ou tentativa de suicídio e auto-agressão, danos morais ou patrimoniais e atendimento de emergência, assim considerados os que impliquem ao Segurado ou a terceiros, risco de vida e danos físicos, desde que devidamente solicitadas e justificadas pelo médico assistente.
     
  • O que está coberto pelo meu seguro Ambulatorial e Hospitalar com Obstetrícia?
     
    Estão cobertas as despesas de serviços médico-hospitalares relacionadas no Rol de Procedimentos e eventos em Saúde http://www.ans.gov.br/main.jsp?lumPageId=8A95886526578F9301266BD0A0C943A2 da ANS e segurado SulAmérica também contam com coberturas adicionais a lei, para conhecê-las consulte as condições gerais do seu contrato ou acesse o portal SulAmérica Saúde Online www.sulamerica.com.br/saudeonline
     
  • O que é a cobertura Ambulatorial e Hospitalar com Obstetrícia?
     
    O que é a cobertura Ambulatorial e Hospitalar com Obstetrícia? A Cobertura Ambulatorial e Hospitalar com Obstetrícia é o conjunto de direitos (tratamentos, serviços, procedimentos médicos e ambulatoriais) que o segurado recebe na contratação do seguro. Estes direitos englobam os atendimentos em consultórios, ambulatórios, realização de exames, internação hospitalar e seus procedimentos, atendimento pré-natal e assistência ao parto, em conformidade com o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, instituído pela ANS.
     
CPT E DOENÇAS PRÉ EXISTENTES
  • O que é CPT ?
     
    Cobertura Parcial Temporária é a suspensão da cobertura dos eventos cirúrgicos, leitos de alta tecnologia e dos procedimentos de alta complexidade relacionados no índice que compõe o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, pelo prazo de até 24 meses, para as doenças e/ou lesões preexistentes informadas no cartão proposta/declaração de saúde.
IDENTIFICAÇÃO
  • O que devo fazer em caso de extravio, furto ou roubo do Cartão SulAmérica Saúde ?
     
    Comunique-se imediatamente através da Central de Serviços SulAmerica de acordo com seu produto: 1. Pequenas e Micros Empresas 4004-4199 nas capitais e regiões metropolitanas e 0800 709 4199 nas demais localidades; 2. Empresariais 4004-5900 nas capitais e regiões metropolitanas e 0800 970 0500 nas demais localidades ou 3. 4004-5903 nas capitais e regiões metropolitanas e 0800-970-0200 nas demais localidades. Importante: nunca empreste seu Cartão SulAmérica Saúde. Ele é de uso pessoal e intransferível.
     
PLANOS
Quais são as opções de Plano e as principais diferenças entre eles?
 
Os planos são diferenciados quanto a Rede Referenciada, Padrão de Acomodação Hospitalar e Múltiplos de Reembolso conforme a Tabela SulAmérica Saúde.
REDE REFERENCIADA
  • O que é Rede de Apoio?
     
    A Rede de Apoio são hospitais gerais, estabelecidos fora da Abrangência Geográfica contratada, para atendimento médico-hospitalar nos casos de Emergência ou Urgência. A Rede de Apoio poderá ser consultada por meio da Central de Serviços SulAmérica.
     
  • Posso utilizar um Médico ou Hospital que não faça parte da Rede Referenciada?
     
    Sim, você poderá utilizar um médico ou hospital que não faça parte da rede, pagando pelo atendimento e posteriormente solicitando ressarcimento das despesas através do sistema de reembolso, ficando este valor limitado pelos critérios de utilização estipulados para cada plano através da Tabela de Reembolso SulAmérica Saúde e Múltiplos de Reembolso. OBS: para alguns planos a cobertura do reembolso haverá desde que seja dentro da abrangência geográfica.
     
  • Como utilizo a rede referenciada?
     
    Para utilização dos serviços de profissionais ou instituições da Rede Referenciada será indispensável a apresentação do Cartão SulAmérica Saúde, documento de identidade e validação prévia de procedimentos quando necessária.
     
  • O que é Rede Referenciada?
     
    A Rede Referenciada consiste no conjunto de médicos, laboratórios, clínicas, prontos-socorros e hospitais colocados à sua disposição, para prestar atendimento médico-hospitalar. Está classificada por especialidade médica e disponibilizada de acordo com seu plano.
REEMBOLSO
  • Como será calculado o valor do Reembolso?
     
    O valor do reembolso das despesas médico-hospitalares será obtido pela aplicação do múltiplo do seu plano sobre o valor unitário do procedimento previsto na Tabela SulAmérica Saúde. Mas lembre-se, se você optar por profissionais e instituições da rede referenciada não precisará desembolsar nenhum valor pelo atendimento
     
  • Como é feito o reembolso das despesas médico-hospitalares realizadas no exterior?
     
    O reembolso das despesas médico-hospitalares realizadas no exterior respeitará as mesmas condições estabelecidas para as despesas realizadas no Brasil e será efetuado em moeda corrente nacional. Para conversão, será utilizada a taxa de cambio oficial de compra, vigente na data do atendimento. OBS: verifique no contrato de seguro se seu plano possui reembolso no exterior.
     
  • Quando poderei solicitar o Reembolso das despesas médico- hospitalares?
     
    Você poderá solicitar o reembolso das despesas médico-hospitalares sempre que for atendido por instituições ou profissionais que não façam parte da Rede Referenciada, respeitando os limites do plano contratado e a área de abrangência. Também poderá ser solicitado o reembolso de despesas médico-hospitalares ocorridas fora da área de abrangência geográfica, desde que relativas exclusivamente a atendimentos de urgência e emergência. OBS: A cobertura do reembolso haverá desde que seja dentro da abrangência geográfica do seu plano.
     
  • O que significa Reembolso Globalizado?
     
    Exclusivo para os planos Maxi e Fit, reembolso Globalizado significa que Internações Clínicas ou Cirúrgicas e Procedimentos Ambulatoriais serão pagos de forma globalizada, ou seja, na Tabela de Reembolso SulAmérica Saúde - TRSS estará previsto um valor único para o procedimento, no qual estarão incluídas todas as despesas envolvidas, como por exemplo, honorários, medicamentos, curativos, etc. Independente desses valores serem discriminados de forma individualizada pelo prestador, o reembolso será feito de forma globalizada.
     
  • O que é USR?
     
    Unidade de Serviço de Reembolso (USR) é o coeficiente expresso em moeda corrente nacional que servirá como base de cálculo do reembolso dos serviços médicos e hospitalares cobertos pelo Seguro. Este índice é estabelecido no momento da contratação e poderá ser reajustado anualmente com base na variação dos custos médico-hospitalares.
     
  • O que é o Reembolso?
     
    É o ressarcimento ao Segurado pela utilização de um médico ou hospital não referenciado. Serão reembolsados os procedimentos cobertos pelo seguro, efetuados e comprovadamente pagos pelo segurado titular ou seus dependentes através da apresentação da nota fiscal à SulAmérica.
VALIDAÇÃO PRÉVIA DE PROCEDIMENTOS
  • Quais os exames e procedimentos que necessitam Validação Prévia?
     
    Alguns exames necessitam apenas da senha da Validação Prévia e poderão ser solicitados através da Central de Serviços SulAmérica, são eles: Captura Híbrida, Ecocardiograma, Doplerfluxometria, Eletrococleografia, Eletromiografia ou Eletroneuromiografia, Fisioterapia, Mapeamento Cerebral com Eletroencefalograma, Mapeamento Cerebral com Potencial Evocado, Cintilografias, Potecial Evocado, Polissonografia, Ressonância Magnética, Sistema Holter, Tomografia Computadorizada, US Obstétrico Translucencia Nucal e US Obstétrico Gemelar. Para os demais procedimentos como Acupuntura, Monitorização da Pressão Intracraniana, Braquiterapia, Oxigenoterapia Hiperbária, Diálise e Hemodiálise, Psicoterapia de Crise (por sessão), Hemofiltrações, Radioterapia, Litotripsia e também Serviços Ambulatoriais como cirurgias ambulatoriais com porte anestésico maior que zero e cirurgias de refração em oftalmologia (conforme contrato do seguro), solicite ao prestador que encaminhe pela internet o seu pedido de Validação Prévia de Procedimentos.
     
  • Quais documentos são necessários para solicitar a Validação Prévia de Procedimentos ?
     
    De acordo com o procedimento, existem diferentes exigências em relação aos documentos obrigatórios a serem encaminhados para a seguradora. O prestador deverá informar os procedimentos que serão realizados pelo segurado (internado ou ambulatorial, cirúrgicos, clínicos ou obstétrico) e preencher um formulário com todos os dados de um relatório médico (CID, Tempo Existência da Doença, Início dos Primeiros Sintomas...). Caso o prestador tenha alguma dúvida, deverá entrar em contato com a Doctor-Line.
     
  • Quanto tempo de antecedência é necessário para solicitar uma Validação Prévia de Procedimentos?
     
    Para validação prévia é necessário que a solicitação seja feita com antecedência mínima de 48 horas. Para sua comodidade todas as solicitações de Validação Prévia devem ser feitas pelo referenciado executante, através da WEB, Central de Validação de Internações de Emergência, URA ou Central de Atendimento 24 Horas, informando CNPJ ou CPF do prestador que irá realizar o procedimento. Após análise, a resposta será encaminhada ao fax indicado para retorno. Lembramos que se houver a necessidade de outras informações ou envio de laudo de exames será enviada Solicitação de Informações Complementares ¿ SIC e o prazo de resposta será contado a partir do recebimento desta documentação.
     
  • O que é Validação Prévia de Procedimentos?
     
    É o documento formal ou número de referência (senha) emitido pela seguradora, necessário para a realização de determinados procedimentos. A validação prévia somente será efetivada pela seguradora mediante avaliação das informações constantes na solicitação do Médico Assistente e dos documentos específicos apresentados de acordo com os procedimentos como internações clínicas, cirúrgicas, obstétricas ou psiquiátricas, serviços auxiliares de diagnose, serviços auxiliares de terapia e remoções.
 
 
   
Imposto de Renda Pessoa Física
Clique aqui para consultar o extrato de pagamentos para o Imposto de Renda
   
2ª Via de Pagamento SulAmérica Saúde
Pessoa Física
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Rede de Atendimento SulAmérca
 
   
Central de Atendimento
Central de Serviços SulAmérica: solicitações e esclarecimentos específicos sobre o produto ou serviço já contratado.
 
 

 
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